Saúde e Beleza

A busca por tratamentos e cuidados estéticos é cada vez mais comum, já que as pessoas querem se sentir bem e bonitas. No entanto, muitas vezes, elas se restringem apenas à aparência, em vez de conciliarem saúde e beleza.
É preciso ressaltar, contudo, que grande parte dos tratamentos com fins estéticos afeta o nosso bem-estar físico, caso não sejam realizados de forma adequada. Há, ainda, problemas vistos como estética os quais indicam, na realidade, que a nossa saúde não vai bem, como é o caso das varizes.
Neste artigo, explicamos a importância de conciliar saúde e beleza e apresentamos algumas dicas para ajudar você nessa tarefa. Confira!

Entenda a importância de conciliar saúde e beleza

Quando falamos de cuidados com a beleza, estamos tratando de um assunto que interessa um número cada vez maior de pessoas. Aliás, há uma diversidade de procedimentos estéticos realizados diariamente, os quais visam tratar ou corrigir algo na aparência que incomode.
No entanto, é fundamental conciliar saúde e beleza. Não há nada de errado em recorrer aos tratamentos estéticos, mas é importante destacar que se eles forem realizados de forma incorreta, podem afetar o bem-estar físico e, consequentemente, emocional.
Por sua vez, determinados incômodos com a aparência podem indicar problemas mais profundos, que requerem análise médica. As olheiras, por exemplo, são uma queixa muito comum que costuma levar pacientes de todas as idades às clínicas de estética.
Pudera, já que elas podem alterar a percepção pessoal e mexer com a autoestima. Porém, é preciso investigar as causas, que podem estar relacionadas com a falta de sono, o excesso de consumo de substâncias como o cigarro e o álcool e, até mesmo, aos baixos níveis de colágeno na pele.
Contudo, para garantir que a beleza esteja alinhada com a saúde, é fundamental seguir algumas boas práticas no dia a dia. Tais hábitos favorecem a aparência e, ao mesmo tempo, contribuem com o bem-estar físico e emocional.

Veja dicas para melhorar a aparência e se sentir saudável

Olheiras, pele ressecada e manchada são exemplos de problemas estéticos que incomodam qualquer pessoa. Mas eles também podem sinalizar que há algo errado e que nossos hábitos precisam ser mudados. Veja, abaixo, algumas boas práticas que permitem conciliar saúde e beleza!

Procure dormir bem

Muito se fala sobre a importância do sono para a saúde, mas ele também é um fator essencial quando o assunto é beleza. O repouso noturno tem função reparadora, pois é nesse momento que nossos órgãos, inclusive a pele, realizam os processos de reparação e cicatrização.
Dormir bem — por um número adequado de horas e de forma confortável — é fundamental para quem deseja manter a saúde em dia, evitando problemas como ganho de peso, enxaquecas e indisposição. Além disso, uma boa noite de sono conserva a pele e os cabelos bonitos e, por conseguinte, saudáveis.

Mantenha uma dieta equilibrada

Outro fator de grande importância para a saúde física, que representa um forte impacto na estética corporal, é a alimentação. O consumo excessivo de certos alimentos e substâncias, como é o caso dos açúcares e dos carboidratos, podem aumentar a flacidez da pele e resultar em rugas e linhas de expressão.
Por outro lado, uma alimentação deficiente em nutrientes e vitaminas prejudica a saúde e, também, a estética. Isso acontece porque a reparação celular e a estrutura corporal ficam comprometidas, afetando principalmente os cabelos, as unhas e a pele.
Logo, para unir saúde e beleza, é essencial seguir uma dieta equilibrada, que contenha todos os nutrientes necessários para uma vida saudável, incluindo frutas, verduras, legumes e o consumo adequado de líquidos. Assim, o seu corpo funcionará corretamente, e você se sentirá bem.

Pratique exercícios físicos regularmente

O sedentarismo é um hábito bastante prejudicial à saúde que compromete também a estética. A ociosidade em excesso impede que o corpo produza substâncias necessárias para o seu correto funcionamento, além de prejudicar a queima de calorias e favorecer o acúmulo de gordura.
Sendo assim, para garantir que saúde e beleza caminhem juntos, é importante praticar exercícios físicos de forma regular, de acordo com as orientações médicas, visando prevenir problemas crônicos e, também, melhorar a disposição e o humor.

Use protetores solares adequados ao seu tipo de pele

Muitas vezes, tomamos diversos cuidados com a saúde — consumimos alimentos saudáveis de maneira equilibrada, tomamos bastante líquido e praticamos exercícios físicos —, mas ignoramos ou deixamos de lado a nossa pele.
Lembre-se de que é fundamental utilizar protetor solar para proteger-se da exposição excessiva ao sol, uma das principais causas do câncer de pele e de outros problemas de saúde. Tais doenças poderiam ser minimizadas e, até mesmo, evitadas se as pessoas adotassem esse hábito.

Saiba como as varizes impactam a saúde e a beleza

Por falar na relação entre bem-estar físico e beleza, é muito comum que as queixas a respeito das varizes tenham motivação estética. Porém, devemos alertar que a dilatação das veias é um problema de saúde, que impacta diretamente o dia a dia de muitos indivíduos.
Por definição médica, as varizes são veias dilatadas que podem surgir em qualquer parte do corpo. Porém, devido à ação da gravidade, que facilita o fluxo de sangue nos membros inferiores, elas costumam surgir com maior frequência nas pernas.
É importante ressaltar que as varizes estão presentes na vida de milhares de pessoas, as quais lidam diariamente com o inchaço e, também, com a sensação de cansaço e peso nas pernas.
Logo, embora grande parte das pessoas relacione as varizes com a questão estética, elas também podem causar dores e ardores, bem como acúmulo de líquidos nas pernas. É importante buscar orientação médica, a fim de solucionar o problema de forma efetiva e segura.
Agora, sim, você entendeu como conciliar saúde e beleza, a relação entre ambas e a importância de investir nelas. Com algumas medidas práticas no dia a dia, você logo começará a notar a diferença. Caso seja necessário, não deixe de procurar ajuda médica para tratar ou corrigir seu problema.

E então, gostou do conteúdo? Se sim, que tal disseminá-lo para que mais pessoas compreendam a relação entre saúde e beleza? Compartilhe-o, agora mesmo, em suas redes sociais!

Assine nossa newsletter!

Quer ficar por dentro das melhores dicas e conteúdos do blog?

Rolar para cima