Ecodoppler e varizes: você sabe porque ele é usado ?

O ecodoppler é um exame solicitado por médicos angiologistas e cirurgiões vasculares que necessitam avaliar como o sangue está circulando dentro das veias e quando existem problemas nesse processo.
O ecodoppler venoso deve ser solicitado pelo cirurgião vascular, pois se trata de uma ferramenta imprescindível para o tratamento das varizes, sendo um enorme diferencial para a terapia efetiva.
Ele é um tipo de ultrassonografia que também é chamado de ultrassom com doppler . Esse exame pode ser realizado em consultórios equipados ou clínicas especializadas.
Quer saber mais sobre o ecodoppler? Então, continue a leitura e entenda!

Qual a importância do ecodoppler para o tratamento das varizes ?

Quando o médico solicita o ecodoppler, ele quer investigar, por meio das fotografias do interior dos vasos sanguíneos, as queixas dos pacientes relacionadas ao cansaço das pernas, às dores e às queimações na região.
O equipamento será capaz de analisar o fluxo sanguíneo, detectar a formação de coágulos e identificar dilatações dos vasos. Assim, é possível diagnosticar os tipos de varizes, consideradas um problema grave de saúde .
Portanto, o ecodoppler é recomendado para todos os indivíduos com suspeita de varizes, a fim de possibilitar a avaliação de todas as veias da região dos membros inferiores.
Por isso, ao se submeter ao ecodoppler, o profissional diferenciará as veias realmente doentes, com necessidade de tratamento, das saudáveis. Também saberá se os vasinhos estão se formando em função de veias maiores doentes. A partir dessa análise, indicará os tratamentos corretos para cada caso por meio da escleroterapia com espuma.

Como o ecodoppler é realizado?

O ecodoppler venoso dos membros inferiores é simples e não causa dor. Normalmente, o paciente senta na maca, e com as pernas para baixo o exame é realizado. É feito por meio de um pequeno dispositivo lubrificado com gel, que desliza sobre os membros inferiores para detectar o fluxo sanguíneo. A duração do procedimento é de 30 a 60 minutos.
Em algumas situações, o médico pode sugerir mudanças de posição — ficar de pé, por exemplo — para conseguir visualizar e alcançar as veias suspeitas de serem a causa do problema.

Onde é possível fazer o exame?

O exame deve ser realizado em clínicas especializadas ou consultórios igualmente equipados com tecnologias avançadas. A vantagem de fazê-lo nesses ambientes — prática permitida pelos órgãos médicos e sanitários — é que o diagnóstico sai na hora, a depender do local.
É válido ressaltar que o exame de ecodoppler é essencial para diagnosticar as veias comprometidas e o calibre dos vasos sanguíneos em processo doença venosa crônica. Desse modo, o médico tem condições de fazer intervenções mais direcionadas ao caso clínico.
A Spaço Vascular realiza o exame e, também, o acompanhamento médico no pós-tratamento. Suas filiais no Rio de Janeiro e em São Paulo são equipadas com ecodoppler modernos.
Os pacientes da clínica passam pela consulta e fazem o exame no mesmo dia. Com o diagnóstico em mãos, eles já sabem qual tratamento é adequado para solucionar os distúrbios de varizes.
É importante destacar que a empresa conta com profissionais renomados. Eles têm ampla experiência na assistência ao paciente com varizes e oferecem tratamentos que utilizam a espuma (escleroterapia ecoguiada), um procedimento minimamente invasivo.
O ecodoppler é um procedimento realizado em diversas situações clínicas, como durante a gravidez ou devido a problemas cardíacos. Logo, mapear os vasos sanguíneos para detectar e analisar as varizes é apenas uma de suas finalidades. Em muitos casos, o exame e o tratamento das veias dilatadas são feitos no mesmo dia.
Tirou suas dúvidas sobre o ecodoppler? Precisa fazer o exame? Então, entre em contato com a Spaço Vascular e saiba como agendar uma consulta agora mesmo!

Assine nossa newsletter!

Quer ficar por dentro das melhores dicas e conteúdos do blog?

Rolar para cima