Vasinhos podem virar varizes? Nós te explicamos!

Se você já notou a presença de uma teia de vasos avermelhados nas suas pernas, certamente já se perguntou se esses vasinhos podem virar varizes
A verdade é que essa dúvida é muito comum e costuma incomodar principalmente as mulheres, por razões estéticas. No entanto, mais do que uma preocupação com o visual, tanto vasinhos como varizes são sinais de uma doença e devem receber cuidado e atenção.
Entenda neste post o que são, quais as diferenças entre eles e quando é importante procurar um médico angiologista ou cirurgião vascular que recomende um tratamento adequado. Confira!

Qual é a diferença entre os vasinhos e as varizes?

Para responder se os vasinhos podem virar varizes, primeiro é preciso entender o que eles são e qual a diferença entre esses dois quadros.
Os vasinhos nada mais são do que varizes muito pequenas, com menos de 3 mm de diâmetro, localizados na pele. Chamados de telangiectasias, são considerados o primeiro grau da Doença Venosa Crônica. Eles são assintomáticos ou apresentam sintomas leves, como coceira e ardência no local de concentração.
Já as varizes, são veias maiores (mais de 3 mm de diâmetro) que se apresentam dilatadas, tortuosas e saltadas abaixo da pele. Trata-se do grau 2 da mesma doença, ou seja, a diferença entre vasinhos e varizes está apenas no tamanho.

Vasinhos podem virar varizes?

Apesar de, do ponto de vista médico, tratarem-se da mesma doença, vasinhos não se tornarão varizes, porque são estruturas diferentes, tipos de veias distintos. Eles consistem em pequenas veias localizadas na camada da pele chamada derme, enquanto as varizes são encontradas no meio do tecido gorduroso abaixo da pele.
Vale dizer que ambos são sinais da mesma doença crônica, portanto, vasinhos, principalmente nos tornozelos, indicam que há mais chances de ocorrência de varizes. Entretanto, não se trata de uma evolução de um tipo para o outro, já que podem ocorrer concomitante ou independentemente. Uma paciente pode ter varizes sem apresentar vasinhos(não é comum) e vice-versa.

Quando procurar um vascular?

O cirurgião vascular é o médico especialista em sistema circulatório — artérias, veias e sistema linfático. Ele é o responsável por avaliar e diagnosticar as doenças vasculares em estágio inicial, como os vasinhos ou avançado no caso das varizes, encaminhando a paciente para o melhor tratamento após o diagnóstico. 
Muitas pessoas acreditam que o único inconveniente das varizes é o constrangimento estético, porém, trata-se de uma doença que pode trazer sintomas desagradáveis e complicações. Por isso, ao apresentar qualquer sinal, é importante consultar o médico de varizes , principalmente quando os sinais estéticos são acompanhados de sintomas como:

  • dor, cansaço e sensação de peso nas pernas, principalmente ao final do dia;
  • edema ou inchaço de pés e tornozelos.
  • manchas escuras, castanhas nas pernas
  • coceira

Vasinhos geralmente são indolores, então, é importante atentar-se a isso

Quais são os fatores de risco para varizes e como preveni-las?

Como mencionamos, tanto os vasinhos como as varizes são sinais de um quadro mais amplo, a Doença Venosa Crônica. Não se sabe ao certo a causa dessa condição, porém, alguns fatores de risco, como genética, obesidade, sedentarismo, idade e comportamento, são associados a ela. 
Sendo assim, é recomendável manter um estilo de vida saudável e adotar alguns cuidados para prevenir o problema. No entanto, é importante salientar que nenhum hábito ou medida é capaz de evitar que as varizes apareçam, ainda que sejam indicados para amenizar os sintomas e, em alguns casos, retardar a evolução da doença. 
Como mostramos, saber se os vasinhos podem virar varizes é tão importante quanto entender a relação entre essas duas coisas. Sabendo que ambas são indícios de uma doença vascular, é essencial buscar ajuda médica para obter o tratamento adequado para o seu caso. 
Agora que você já sabe um pouco mais sobre os vasinhos e as varizes, o que acha de verificar se precisa de tratamento para a Doença Venosa Crônica? Faça o nosso teste e descubra!

Assine nossa newsletter!

Quer ficar por dentro das melhores dicas e conteúdos do blog?

Rolar para cima