Pós-escleroterapia: confira os 6 cuidados necessários

A escleroterapia é um procedimento não invasivo — ou seja, sem cortes ou recuperações complicadas — feito por médicos especialistas como um tratamento para varizes. Essa alternativa é uma prova clara de que, embora o problema não tenha cura, ele pode ser contornado para dar mais qualidade de vida às pessoas acometidas.
No entanto, o foco da nossa conversa hoje é o pós-escleroterapia. Como em todos os procedimentos, alguns cuidados após a realização são fundamentais para garantir a sua boa recuperação. Felizmente eles são simples, inclusive podem ajudar na sua saúde como um todo.
A seguir, vamos mostrar a você os principais cuidados a serem adotados para garantir a sua segurança depois desse procedimento de combate às varizes. Boa leitura!

1. Caminhar ao menos 30 minutos todos os dias

A nossa primeira recomendação é: caminhe por, pelo menos, meia hora todos os dias. Essa caminhada deve iniciar imediatamente após o tratamento. Pode ser feita até mesmo dentro da sua própria casa ou em seu quintal, desde que seja em um ritmo contínuo.
O repouso é prejudicial para a recuperação; aumenta o processo inflamatório e sua perna ficará desconfortável.

2. Inicie exercícios físicos

Se você já fizer musculação, poderá retornar aos treinos a partir do terceiro dia pós-tratamento. Alterofilismo, que são exercícios físicos intensos, o ideal será retomá-los em duas semanas.
Natação, hidroginástica, pilates colaborarão muito na sua recuperação e no seu conforto. Podem ser iniciados também no terceiro dia depois de tratar as varizes.
Ótimo momento para começar estes cuidados com o corpo se ainda não estiverem no seu dia a dia, não é mesmo? Afinal, exercitar as panturrilhas mantendo a musculatura firme é fundamental para diminuir o inchaço da perna, além de ajudar seu coração nas tarefas diárias com seu corpo!

3. Cuidar da alimentação

Não há nenhum tipo de alimentação obrigatória durante o período pós-escleroterapia. Mas, uma vez que você começou a se cuidar, que tal se concentrar em uma dieta leve, mas muito nutritiva, com alimentos de fácil digestão e que mantenham seu peso dentro dos padrões ideais para a sua idade? Afinal, a manutenção do peso é também uma ótima maneira para evitar outros problemas de saúde, além de lhe ajudar a manter um intervalo maior de tempo sem varizes.
Capriche também na hidratação!

4. Siga a prescrição e orientações do seu médico

Seu médico prescreverá medicação de uso oral por período aproximado de 30 dias , além de medicação para uso local. Siga as orientações direitinho e procure seu especialista antes de seu primeiro retorno agendado, caso tenha alguma dúvida ou preocupação.
O primeiro retorno é muito importante; não falte nele! Será feito ecodoppler de controle sobre o tratamento realizado. Este retorno habitualmente se dá em 15 dias. O intervalo de tempo entre os próximos retornos será determinado pelo vascular. Procure seguir as datas. Elas são importantes para a sua boa recuperação.
Para quem tem vasinhos, além das varizes que foram tratadas, talvez já se seja possível iniciar este tratamento também! Alguns vasculares realizam os dois tratamentos simultaneamente.

5. Evitar exposição ao sol por alguns dias

A exposição direta ao sol deve ser evitada nas primeiras 36 horas após o procedimento. O uso de protetor solar fator 30 na região das pernas é indicado também durante as caminhadas.

6. Utilizar meias de compressão

As meias de compressão são um ótimo recurso para o conforto das pernas; ajuda durante as caminhas e exercícios físicos. Se você trabalhar em pé ou sentado será bastante útil tanto logo após o procedimento como no seu dia a dia. A frequência e a duração de seu uso, no entanto, devem ser determinadas pelo médico responsável pelo seu tratamento. Por isso, tire as suas dúvidas com o profissional que conhece o seu caso e as suas necessidades!
Viu como os cuidados pós-escleroterapia são bem simples? Isso se deve ao fato de que esse é um procedimento não invasivo. Assim, ele permite que a pessoa tenha uma rotina normal e siga com qualidade de vida!
Para marcar uma consulta com especialistas no assunto e verificar se a escleroterapia é uma boa opção para o seu caso, entre em contato com a Spaço Vascular! Nossos profissionais são qualificados e preparados para a realização desse procedimento.
Tratamos com muita experiência e amor!

Assine nossa newsletter!

Quer ficar por dentro das melhores dicas e conteúdos do blog?

Rolar para cima