Quais são os efeitos da bebida alcoolica nas pernas?

Todo mundo sabe que a alta ingestão de álcool pode prejudicar o funcionamento de diversos órgãos e tecidos do corpo humano, especialmente o fígado. No entanto, o que pouca gente tem conhecimento é que os efeitos da bebida alcoólica em excesso também podem ser sentidos em nossas veias, artérias e todo o sistema cardiovascular, contribuindo para que se desgastem mais rapidamente.
Mas fique tranquilo, pois, se você ingere uma quantidade moderada, como uma taça de vinho ou uma lata de cerveja por dia, os efeitos podem, inclusive, ser positivos. Quer saber como? Então continue lendo e descubra!

Quais são os efeitos da bebida alcoólica em nosso sistema circulatório?

O sistema circulatório tem a função de manter a oxigenação dos tecidos, garantindo que o nosso coração continue a bombear sangue pelas nossas artérias e veias.

Efeitos positivos

Provavelmente, você já deve ter lido em algum lugar que o álcool pode ajudar a manter o sistema cardiovascular funcionando como deveria, inclusive reduzindo o risco de ataques cardíacos. Isso acontece porque algumas bebidas, principalmente o vinho, são ricas em antioxidantes que ajudam a manter uma determinada proteína sob controle (ET 1), que, em excesso, pode provocar o acúmulo de gordura nas paredes das artérias.
Mas isso não quer dizer que você deve tomar vinho como se fosse suco de uva. Os artigos são enfáticos ao afirmarem que esses benefícios só ocorrem com a ingestão de uma dose diária, ou seja, apenas uma taça. O excesso é extremamente maléfico para o nosso corpo, incluindo o sistema cardiovascular. Veja mais sobre isso a seguir.

O que a ingestão de altas quantidades de álcool pode fazer com nossos vasos?

Existem inúmeros fatores que podem comprometer a saúde do nosso sistema cardiovascular. Maus hábitos alimentares, um estilo de vida sedentário e fatores genéticos estão entre as causas mais comuns de problemas nele. Entretanto, poucas pessoas sabem que o álcool em excesso também pode prejudicar os vasos — veias, artérias e capilares — e o coração.

Aterosclerose

Existe um problema ainda mais sério causado pelo álcool — o endurecimento de vasos. Sim, a bebida alcoólica em grande quantidade causa a inflamação crônica dos vasos, um dos fatores responsáveis pelo desenvolvimento de rigidez arterial, condição chamada de aterosclerose.
Outro fator que provoca a aterosclerose é a ativação de enzimas que promovem o aumento da quantidade de colágeno, endurecendo as artérias. Essa condição, se não tratada, interfere diretamente na circulação, podendo causar fraqueza muscular, confusão mental, dor no peito etc.

Varizes

Um dos efeitos do álcool é provocar a dilatação vascular — condição conhecida como vasodilatação. Isso pode culminar no aparecimento de varizes, que, de tanto se dilatarem, acabam ficando tortuosas e muito aparentes.
Além disso, quando o fígado está muito sobrecarregado metabolizando o álcool, ele não consegue dar conta de outras funções, inclusive a de filtrar o sangue, deixando-o mais grosso. Assim, quando esse sangue mais viscoso passa pelas veias que já estão inflamadas, pode ocorrer o enfraquecimento dos músculos provocando o aparecimento dos sintomas ou complicações de varizes.
Como mostramos, os efeitos da bebida alcoólica podem ser bastante danosos para o sistema cardiovascular, provocando condições que poucas pessoas associam a ela, como aterosclerose e varizes. É importante sempre ter moderação, porque para pessoas saudáveis os riscos estão no excesso.
Gostou deste artigo? Aproveite e siga nossas páginas nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades sobre o assunto. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube.

Assine nossa newsletter!

Quer ficar por dentro das melhores dicas e conteúdos do blog?

Rolar para cima