Saúde das pernas: entenda a importância da hidratação das pernas

Toda mulher, pelo menos uma vez na vida, já vivenciou o desconforto de passar as mãos nas pernas e senti-las secas, ásperas e descamativas. Existem condições que comprometem a saúde das pernas e causam ressecamento, como as varizes.
Se você sofre com a dilatação, a deformação das veias e, por consequência, o ressecamento das pernas, continue lendo este artigo e saiba se a hidratação pode ajudar na circulação sanguínea e realmente evitar complicações de varizes. Vamos lá?

Por que as varizes deixam a pele ressecada?

As varizes fazem com que o sangue fique retido nos membros inferiores, deixando a pele com coloração e textura diferente, mais escura e ressecada. Isso causa um processo inflamatório, chamado de dermatite (ou eczema) de estase.
Essa condição é caracterizada pela perda de líquido pelos poros, causando a desidratação. Além disso, também faz com que a pele fique mais espessa, o que, em longo prazo, causa descamação e, até mesmo, erosão. É importante não deixar que a pele chegue nesse estágio, porque ela fica propícia à invasão de bactérias, culminando em infecções sérias, como celulite e erisipela.

Passar hidratante pode ajudar no ressecamento causado pelas varizes?

Sim, porque o produto faz diminuir a perda do líquido . Mas podemos dizer que esse é um cuidado paliativo, pois o problema só será resolvido definitivamente quando as varizes forem tratadas e eliminadas.

Tratamentos

Existem inúmeros tratamentos disponíveis no mercado, dentre os que mais trazem resultados é aquele feito por meio da injeção de espuma de polidocanol dentro da veia do paciente. A grande vantagem é que o procedimento é indolor, não necessitando de anestesia e substituindo a cirurgia de varizes.
Todo o procedimento é feito em uma única sessão, com consulta, ecodoppler — ultrassom que avalia vasos e fluxos sanguíneos — e procedimento, demorando, em média, uma hora e meia.
Depois, o paciente pode sair andando normalmente e voltar às suas atividades rotineiras, havendo somente restrição quanto às atividades físicas (ginástica, musculação), que devem ser retomadas apenas no terceiro dia.

O hábito de hidratar a pele pode ajudar na circulação e prevenir as varizes?

Sim e não. A hidratação da pele com bons produtos e massagens pode, sim, melhorar a circulação sanguínea, porque a pressão sobre o músculo faz com que o sangue flua pelas áreas que antes estavam “congestionadas”.
No entanto, a medicina atual ainda não descobriu nenhuma maneira de prevenir o surgimento das varizes. Qualquer método ou estabelecimento que indique isso está faltando com a verdade. O que se trata são as consequências e os sintomas, como o tratamento citado acima, mas isso não impede o aparecimento de novas veias doentes.
Então, podemos concluir que todos os tratamentos existentes hoje em dia eliminam, mas não evitam as varizes. Por isso, nenhum hidratante conseguirá impedir que elas apareçam, embora esse tipo de produto tenha inúmeros efeitos positivos.
Como você viu, garantir a saúde das pernas não é algo tão simples assim. O hábito da hidratação pode ajudar — e muito — no aspecto visual e tátil da pele, além de repor líquidos perdidos e ajudar na circulação, quando associado à massagem. Entretanto, ele não eliminará nem evitará as varizes sozinho.
Gostou deste artigo? Então aproveite e assine a nossa newsletter para não perder nenhuma novidade sobre o assunto!

Assine nossa newsletter!

Quer ficar por dentro das melhores dicas e conteúdos do blog?

Rolar para cima