Andar
Leve
Pela
Vida

5 dicas de tratamento durante o estágio inicial das varizes

Há um ditado que nos diz que a prevenção é o melhor remédio. Sem dúvidas, essa frase é verdadeira. No entanto, nem sempre é possível prevenir um problema, já que suas causas são multifatoriais. Por causa disso, é fundamental agir logo no estágio inicial das varizes para evitar que a situação se agrave e exija tratamentos mais complexos.

Os pacientes nem sempre buscam atendimento médico para lidar com as varizes nos estágios iniciais. Isso pode acontecer por uma série de razões, tornando-se ainda mais comum em momentos específicos, como o período de isolamento social recomendado durante a crise da doença Covid-19.

Entretanto, restrições e problemas do dia a dia não são motivos para você deixar de buscar atendimento médico. Principalmente no caso das varizes, em função de suas complicações, como por exemplo, a trombose venosa profunda, as flebites e a evolução natural da doença para as feridas de perna. A seguir, saiba mais sobre esse assunto e confira cinco dicas para tratar as varizes quando elas apresentarem seus primeiros sinais.

Quais são os sinais e sintomas do estágio inicial das varizes?

As varizes são o sinal de uma doença. Por definição, elas são a manifestação de que algo está errado com a circulação das veias das pernas e são um bom indicativo da presença da Doença Venosa Crônica.

Alguns sinais e sintomas indicam que as varizes estão começando a aparecer. Eles podem passar despercebidos no primeiro momento. Confira, a seguir, alguns deles:

  • presença de pequenos vasinhos como teia de aranha;
  • presença de pequenas veias arroxeadas;
  • presença ou não de sintomas como peso na perna e ardor no local.

Como tratar as varizes desde o começo?

Agora, mostraremos cinco dicas importantes para fazer o tratamento correto desse problema em seus estágios iniciais. Vamos lá?

1. Mantenha seu peso nos padrões esperados para altura e idade.

Uma das medidas de tratamento mais utilizadas no início do problema com as varizes é a mudança nos hábitos alimentares. Uma dieta mais saudável, com pratos coloridos e grande variedade de grupos de alimentos, é um bom caminho para evitar o agravamento da condição em função da obesidade. A obesidade aumenta o inchaço no corpo, agravando o quadro.

2. Não permaneça muito tempo em pé ou sentado

Essa dica vale para todos, especialmente para quem trabalha na frente do computador. Faça pequenas pausas e não fique muito tempo na mesma posição. É importante dar pequenas voltas de hora em hora para estimular a panturrilha, favorecendo a circulação sanguínea nos membros inferiores.

3. Faça caminhadas ou exercícios físicos

Essa dica também é muito importante para todas as pessoas. Movimentar as pernas e garantir que a musculatura da panturrilha facilite o fluxo sanguíneo é muito importante para evitar que as varizes se agravem, além de ajudar na prevenção da trombose venosa. Isso é algo facilmente atingido com exercícios e caminhadas.

4. Use meias elásticas

As meias elásticas são uma ótima maneira de aliviar o inchaço, peso na perna e ainda contribui para diminuir o risco de flebites e trombose. A indicação da melhor meia para cada situação é feita pelo médico de varizes. Faça a compra somente em casas especializadas porque é necessário medir sua panturrilha e tornozelos. Sem estas medidas dificilmente ficarão confortáveis e funcionais.

5. Busque orientações médicas

Buscar orientação de um médico de varizes é fundamental nos estágios iniciais das varizes. Em momentos de difícil acesso às consultas, é possível conseguir orientações por Skype e telefone. Embora não substituam, de forma alguma, as consultas presenciais, essas ferramentas podem ser utilizadas quando surgem os primeiros sintomas até o momento do encontro com o especialista.

O atendimento médico precoce é sempre a melhor maneira de tratar o estágio inicial das varizes. Isso evita que o problema se agrave e faz com que os tratamentos aplicados sejam menos agressivos. Por isso, não deixe para depois aquilo que pode ser feito hoje e procure a orientação de um profissional especializado.

Para se informar sobre os sinais e sintomas que esse tipo de problema causa no organismo, confira o nosso artigo sobre sintomas das varizes e aprenda a identificá-los ainda mais rápido!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Newsletter

Quer ficar por dentro das melhores dicas e conteúdos do blog?
Categorias
Agendar consulta médica

Vê varizes nas pernas? Agende agora uma consulta médica

Na Spaço Vascular a entrevista médica e o exame de ecodoppler são feitos pelo próprio cirurgião vascular durante a consulta e você recebe o diagnóstico completo na hora. Otimizamos seu tempo!