Tratamentos

Escleroterapia Ecoguiada com Espuma

O que é Escleroterapia Ecoguiada com Espuma?

A escleroterapia é um tratamento minimamente invasivo. Consiste na aplicação de uma substância chamada polidocanol, administrada na forma de espuma devido a sua característica química e por conseguir ocupar todo o espaço dentro da veia doente.

A efetividade do tratamento depende da concentração indicada para a esclerose das varizes; varia de 0,25% a 3%. Quem determina a porcentagem é o cirurgião vascular, que analisa o calibre dos vasos e a quantidade a ser administrada.

Todo o processo deve ser guiado por ultrassom. O tratamento varia conforme o diagnóstico médico obtido durante a consulta médica e mapeamento das veias com o ecodoppler venoso dos membros inferiores.

Quais os benefícios da Escleroterapia?

  • É um procedimento de baixo risco e minimamente invasivo
  • Melhora significamente tanto nos sintomas como na aparência das pernas
  • Não requer preparo especial ou anestesia, muito menos internação hospitalar.
  • Trata todos os tipos e graus de varizes, inclusive a veia safena e as úlceras varicosas.
  • É segura para pessoas com doenças associadas
  • É segura para pessoas acima de 60 anos
  • Não interrompe as atividades diárias do indivíduo
  • Os exercícios físicos podem ser retornados 3 dias após o tratamento

Como é feita a Escleroterapia?

1- Primeiramente é preciso realizar a consulta médica para conhecer os riscos e preveni-los e também o exame de ecodoppler para revelar as veias que precisam de tratamento.

2- A injeção da espuma é feita após a punção da veia doente guiada pelo ultrassom. Ver até onde a espuma foi dentro da veia é uma medida de segurança e eficácia do tratamento.

3- Após a injeção da substância é realizado um enfaixamento sob pressão com algodão ortopédico e faixa elástica.

Cuidados pós-tratamento

Como em todos os procedimentos, alguns cuidados após a realização são fundamentais para garantir a sua boa recuperação. Felizmente eles são simples, inclusive podem ajudar na sua saúde como um todo. São eles:

O primeiro retorno é extremamente importante, não falte nele!

Caminhe por pelo menos 30 minutos todos os dias

Cuide da sua alimentação e se hidrate bastante

Siga a prescrição e orientações do seu médico

Utilize meias de compressão para o conforto das pernas

Faça exercícios físicos, a partir do 3º dia do pós-tratamento

Qual a diferença entre Escleroterapia e Flebogrif®?

A ablação endovenosa mecano-química (Flebogrif®) é um tratamento para varizes de membros inferiores, minimamente invasivo e não cirúrgico.

Com o auxílio do ultrassom, um sistema de acesso é inserido para colocar o cateter Flebogrif® na veia a ser tratada. Após confirmação do posicionamento do cateter por meio do ultrassom, é realizado o dano mecânico da camada interna da veia e a administração controlada da substância na forma de espuma.

O uso do Flebogrif® é interessante na safena e em veias maiores, por conta de seu tamanho. Apesar do custo ser um pouco maior, o pós-procedimento é bem mais confortável, podendo retornar normalmente às atividades diárias.

Agendar avaliação

Vê varizes nas pernas? Agende agora uma avaliação

Na Spaço Vascular a entrevista médica e o exame de ecodoppler são feitos pelo próprio cirurgião vascular durante a consulta. Otimizamos seu tempo!