Tratamentos

Cirurgia de Varizes

Quando operar varizes? Essa é a melhor escolha de tratamento?

A Spaço Vascular não realiza cirurgia de varizes, pois é uma opção de tratamento mais invasiva e com riscos maiores. Atualmente com o surgimento de novos tratamentos, não há mais necessidade de levar uma pessoa ao centro cirúrgico.

A cirurgia é um dos métodos para o tratamento das varizes e um dos mais antigos. Consiste na retirada total, ou parcial, da safena por meio de um corte no joelho e outro na virilha ou no joelho, de acordo com cada caso.

O avanço do conhecimento médico tem permitido cada vez mais o desenvolvimento de técnicas com o menor índice de “agressão” ao indivíduo. No entanto, ainda há necessidade de anestesia e o tempo de recuperação é maior.

Como é feita a Cirurgia de Varizes?

As safenas são veias dos membros inferiores responsáveis por levar o sangue venoso de volta para a parte superior do corpo.

Há duas em cada perna, uma que vai do tornozelo à virilha, pela parte interna da perna (safena magna) e outra que vai do tornozelo até a altura do joelho, pela parte externa do pé (safena parva).

A retirada da veia safena é indicada quando ela está dilatada e insuficiente. Esta insuficiência é caracterizada quando a dilatação chega a ponto de impedir a função de suas válvulas.

Para avaliar o acometimento da safena e determinar a necessidade de intervenção, é necessário realizar o exame de ecodoppler associado à avaliação clínica.

Como a escleroterapia se diferencia da cirurgia?

A escleroterapia é um excelente tratamento minimamente invasivo para as varizes. Os principais diferenciais na comparação com a cirurgia tradicional são:

Indicada para todos os tipos e graus de varizes

Seguro para pessoas com mais de 60 anos de idade

Não há necessidade de internação ou do uso de anestesia

É segura para pessoas com doenças associadas

Permite o retorno imediato das atividades de rotina

Os exercícios físicos podem ser retornados 3 dias após o tratamento

Quais as vantagens de fazer a escleroterapia na Spaço Vascular?

Atualmente com os avanços da medicina e da tecnologia há novos tratamentos menos invasivos, que são tão seguros e eficazes quanto a cirurgia de varizes, como a escleroterapia.

Na Spaço Vascular, é possível fazer a escleroterapia com profissionais altamente qualificados. Tudo é feito pensando no bem-estar das pessoas e na eficácia do procedimento.

Outra vantagem é que na clínica os pacientes passam pela consulta médica, o ecodoppler, recebem o diagnóstico e, tendo obtido a indicação após análise de fatores de risco, podem fazer a escleroterapia com espuma no mesmo local e no mesmo dia.

Por que realizar diversas sessões para tratar um problema que pode ser resolvido de forma muito mais simples e rápida? A verdade é que a cirurgia para varizes é um tratamento já ultrapassado, considerando-se que existem opções muito mais atrativas no mercado.

Agendar avaliação

Vê varizes nas pernas? Agende agora uma avaliação

Na Spaço Vascular a entrevista médica e o exame de ecodoppler são feitos pelo próprio cirurgião vascular durante a consulta. Otimizamos seu tempo!