Andar
Leve
Pela
Vida

Qual o melhor remédio para varizes?

Vasinhos aparentes nas pernas incomodam tanto por razões estéticas como por provocarem desconforto e dor, levando as pessoas a buscarem uma solução rápida para o problema. Mas, afinal, qual o melhor remédio para varizes?

Para evitar uma cirurgia, muitas pessoas esperam encontrar a cura usando remédios e pomadas para varizes, mas será que eles funcionam? Diante de um problema bastante comum e incômodo, é natural que surjam muitas dúvidas sobre suas formas de tratamento.

Neste post, vamos alertar sobre os riscos de tomar remédios por conta própria, explicar a diferença entre aliviar os sintomas e tratar o problema, além de apresentar os tratamentos disponíveis. Felizmente, a cirurgia não é sempre a melhor indicação e nem a única solução para varizes. Acompanhe!

Dá para resolver o problema em casa?

Muitas pessoas se incomodam com a aparência dos vasinhos e acreditam que ao reduzir o edema e os sintomas o problema está resolvido. Porém, as varizes são um problema de saúde, resultado da Doença Venosa Crônica, portanto, não têm cura, muito menos com soluções caseiras.

Cremes, pomadas, remédios caseiros e, até mesmo, medicações prescritas podem apenas aliviar e amenizar os sintomas, eles não tratam as varizes. Os cremes para varizes, por exemplo, têm efeito hidratante ou cicatrizante e, quando associados à massagem e substâncias refrescantes, promovem sensação de alívio e descanso, podendo reduzir o inchaço.

Já os remédios visam melhorar a dor e o edema. Alguns são usados para estabilizar a parede das veias, como prevenção da flebite, mas ainda assim não tratam nem removem as veias varicosas.

Quais são os tratamentos disponíveis?

Varizes não são um problema estético, mas, sim, uma doença e podem inclusive ser sinais de uma condição circulatória mais grave, além de terem risco de evoluir para complicações como trombose e úlcera.

Desse modo, a automedicação representa um perigo, podendo mascarar um problema maior. Além disso, como mostramos, a doença requer tratamento clínico, que pode variar de acordo com o grau e as características do quadro.

Por isso, o diagnóstico é fundamental para a escolha do melhor tratamento, o que só pode ser feito por um médico especialista. A SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular) alerta para o risco da oferta de procedimentos de escleroterapia, chamados de aplicações, em clínicas de estética.

Não basta uma avaliação, é necessário um exame clínico com um angiologista ou cirurgião vascular para definir o tratamento, que também só pode ser executado por um médico. Dentre eles, destacamos:

  • laser e radiofrequência;
  • escleroterapia;
  • cirurgia.

Qual o melhor remédio para varizes?

Agora que você já sabe que nenhum remédio, seja pomada, seja comprimido, pode acabar com as varizes, deve estar se perguntando qual a melhor solução para o problema, certo?

O tratamento de escleroterapia com espuma tem se mostrado muito efetivo para grande maioria, se não, todos os casos. Trata-se da aplicação de uma substância, o polidocanol, que preenche o interior do vaso e causa a sua esclerose. O vaso destruído é absorvido pelo organismo.

O procedimento, guiado por ultrassom, é realizado no consultório, sem internação nem anestesia, sendo minimamente invasivo e de baixo risco. Além disso, é indicado para qualquer tipo e grau de varizes, até mesmo a safena e as ulcerosas. Não é necessário interromper atividades diárias, assim, a pessoa pode retornar ao trabalho e à rotina logo após o procedimento.

Aqui na Spaço Vascular realizamos o diagnóstico e o tratamento de varizes com o acompanhamento integral feito por médicos qualificados e experientes. Nossos consultórios são dotados de aparelho de ecodoppler e macas elétricas.

No contrato de prestação de serviços constam o seu diagnóstico, tratamento e orientações. Também tiramos fotos antes e depois que são armazenadas no prontuário do paciente.

Agora que você já sabe qual o melhor remédio para varizes, entre em contato conosco e conheça nossa clínica, médicos e instalações.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Newsletter

Quer ficar por dentro das melhores dicas e conteúdos do blog?
Categorias
Agendar consulta médica

Vê varizes nas pernas? Agende agora uma consulta médica

Na Spaço Vascular a entrevista médica e o exame de ecodoppler são feitos pelo próprio cirurgião vascular durante a consulta e você recebe o diagnóstico completo na hora. Otimizamos seu tempo!