Andar
Leve
Pela
Vida

Tipos de varizes

O surgimento das varizes ocorre quando as válvulas existentes dentro das veias deixam de funcionar corretamente e, por fim, prejudicam o sistema circulatório.

Sem um trabalho eficiente dessas válvulas, o sangue não segue o fluxo normal e, com isso, fica concentrado dentro da veia, o que gera desconforto, como cansaço e sensação de peso nas pernas e, em alguns casos, complicações mais sérias da saúde.

É importante entender quais são os tipos de varizes existentes e como tratá-las adequadamente, pois cada caso requer um tipo de tratamento específico.

Se você tem interesse em conhecer quais são os principais tipos de varizes e suas diferenças, continue a leitura deste post. Acompanhe!

Varizes tronculares

Como o próprio nome sugere, o aparecimento de varizes tronculares indica a dilatação dos troncos venosos. São varizes calibrosas e fazem saliência na pele.

Neste tipo estão enquadradas as dilatações da veia safena e de suas tributárias. Nestes casos é possível que ocorram complicações como trombose venosa profunda e as flebites que se caracterizam como cordões vermelhos e dolorosos que ocorrem mais frequentemente nas pernas. Estas complicações podem trazer sérios problemas à sua saúde.

Esse tipo é o mais perigoso, já que impacta de forma direta na formação de trombos (coágulos) no interior das veias, o que dificulta o sistema circulatório. Por isso, é essencial ficar atento aos possíveis tratamentos, analisando qual deles é o mais indicado para essa situação, com o acompanhamento de um especialista.

Varizes reticulares

As varizes reticulares são aquelas que têm menos que 4 mm. Elas geralmente têm uma coloração esverdeada ou azulada. Podem surgir em diversas regiões do corpo, como pernas e face. Mesmo que tenham um tamanho menor que as tronculares, as reticulares podem gerar complicações, principalmente nas pessoas idosas, se o tratamento adequado não for realizado. A mais frequente é o sangramento.

São varizes visíveis, mas não tão grandes como as tronculares. Como mencionamos, oferecem riscos à saúde quando sangram. É necessário fazer o tratamento para que este problema seja evitado.

Varizes aranhas vasculares

As aranhas vasculares têm coloração avermelhada e tem um tamanho reduzido quando comparado às anteriores. São chamadas também de “vasinhos” e tem um aspecto semelhante às teias de aranhas, o que implica em um desconforto visual para o paciente.

No entanto, muita atenção é necessária quanto a localização do aparecimento dos vasinhos na perna. Vasinhos nos tornozelos são sinal de varizes

Conhecer os tipos de varizes é um fator importante para saber qual é o tratamento mais adequado em cada situação.

Ao longo deste post, vimos que as tronculares são as mais perigosas e trazem maiores riscos à saúde do paciente. Portanto, buscar ajuda médica o quanto antes é fundamental para evitar riscos pela falta tanto do diagnóstico correto quanto do tratamento das varizes.

Com um profissional, é possível identificar em qual dos tipos você se encaixa e a partir disso analisar o que pode ser feito para amenizar os sintomas e solucionar o caso.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Newsletter

Quer ficar por dentro das melhores dicas e conteúdos do blog?
Categorias
Agendar consulta médica

Vê varizes nas pernas? Agende agora uma consulta médica

Na Spaço Vascular a entrevista médica e o exame de ecodoppler são feitos pelo próprio cirurgião vascular durante a consulta e você recebe o diagnóstico completo na hora. Otimizamos seu tempo!