Médico de varizes: o que faz esse especialista?

O médico de varizes é um profissional qualificado para realizar o tratamento das doenças das veias e das artérias. O cirurgião vascular, nome oficial desse especialista, não trata apenas varizes — mais comumente presentes nas pernas e nos tornozelos —, mas também doenças muito sérias relacionadas a outras partes do corpo, como pescoço, cabeça e tronco.
Ainda assim, a despeito do nome dado a essa categoria profissional – cirurgião vascular -, nem sempre a cirurgia é a única opção. Dependendo do caso, especialmente no tratamento de varizes, há alternativas que podem, inclusive, trazer melhores resultados. Para entender qual é a melhor abordagem em relação às varizes, a realização de exame com o Ecodoppler é fundamental.
Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre o tema, para que você possa fazer a melhor escolha de um médico de varizes. Vamos em frente!

O que faz o profissional especializado em cirurgia vascular?

Apesar do nome, o cirurgião vascular nem sempre opta pela cirurgia como a melhor solução para seus pacientes. Atualmente, há uma série de técnicas direcionadas ao tratamento vascular que não dependem de uma operação com anestesia geral e tempo prolongado de recuperação para alcançar bons resultados.
É claro que, em alguns casos, procedimentos mais complexas serão necessários e um profissional devidamente capacitado e atualizado em relação às melhores técnicas saberá indicá-los aos seus pacientes. No entanto, os chamados procedimentos endovasculares, que reduzem bastante a necessidade de cortes e de intervenções de maior porte, são cada vez mais utilizados por profissionais devidamente treinados.

Como é feito o diagnóstico de varizes?

Apesar de um número crescente de clínicas focadas somente em estética oferecerem tratamento para varizes, o diagnóstico médico é essencial para garantir as condições ideais da terapia e a saúde dos pacientes. O “esquecimento” sobre varizes serem um sinal de doença, chamada Doença Venosa Crônica, e exatamente por ser doença, deva ser tratada somente por médicos especializados tem colocado pacientes em risco diagnóstico e terapêutico. Muitos acreditam ser uma vantagem pagar menos para se tratarem. Desconhecem, muitas vezes, as razões do preço baixo e colocam sua segurança na berlinda.
O cirurgião vascular tem grande conhecimento a respeito das causas, consequências e características de cada caso de varizes, e também realiza a entrevista médica com os pacientes, para entender seus hábitos, seus sintomas, seu histórico clínico e consequentemente os riscos associados aos tratamentos para aquela pessoa e como preveni-los. Além disso, o uso de exames de imagem, que permitem visualizar de forma clara o que ocorre nos vasos sanguíneos, é fundamental para o diagnóstico e consequente indicação do melhor tratamento.
Entre os sintomas relatados pelos pacientes com varizes destacam-se:

  • sensação de peso e de dor nas pernas;
  • inchaço nas pernas, nos pés e nos tornozelos;
  • coceira concentrada na pele em que as varizes são mais aparentes.

A importância do Ecodoppler no diagnóstico

O Ecodoppler é um dos principais aliados dos cirurgiões vasculares no tratamento das varizes. Isso porque é uma espécie de ultrassom que permite visualizar o fluxo sanguíneo nas veias e também nas artérias.
Isso é feito por meio de ondas sonoras emitidas junto ao corpo. A visualização do fluxo sanguíneo é feita por imagens (como se fossem fotografias) que possibilitam o diagnóstico preciso de problemas vasculares.
Mais do que ser usado para tratar varizes, porém, o Ecodoppler pode ser um aliado em diversas situações, como a detecção de tromboses, do estreitamento ou do fechamento arterial, entre outras.

Passo a passo do uso do Ecodoppler

A seguir, vamos detalhar como o Ecodoppler é utilizado durante um exame. Veja o passo a passo da busca pelo diagnóstico:

  • a primeira parte consiste em acomodar o paciente de preferência em pé;
  • na sequência, o médico aproxima o sensor da pele, na região a ser verificada;
  • o aparelho emite ondas sonoras imperceptíveis pelos ouvidos humanos. Porém, é a partir delas que são geradas imagens do interior das veias. 

É importante destacar que o exame com Ecodoppler é bastante rápido — dura 30 minutos, não dói e é extremamente eficaz. É quando se faz o mapeamento das veias doentes. Não há efeitos colaterais, já que o exame não emite nenhum tipo de radiação ou outro elemento prejudicial à saúde.
O ultrassom deve ser usado para o tratamento das varizes por meio da escleroterapia. Veja o passo a passo:

  • o paciente deve se acomodar em uma maca que permita que a perna fique mais elevada que a cabeça;
  • após encontrar a veia doente com auxílio do Ecodoppler, é feita uma punção na região — o procedimento é praticamente indolor;
  • uma espuma é injetada na veia e por meio do ultrassom (ou ecodoppler) o médico visualiza por quais veias foi a espuma e se todas as veias doentes foram preenchidas; se as veias doentes não estiveram cheias de espuma é necessária nova punção. Estando as veias cheias de espuma o tratamento é encerrado.
  • em seguida a perna é enfaixada ou coloca-se a meia elástica.

Quais são os diferenciais da Spaço Vascular?

Na Spaço Vascular os clientes encontram médicos de varizes com muita experiência. Entre os diferenciais da clínica estão a realização do exame com Ecodoppler para mapeamento de veias doentes durante a própria consulta médica.
Além disso, o paciente pode fazer o tratamento no mesmo dia da consulta e do exame, já que a clínica está plenamente preparada para fazer o atendimento completo e imediato. Atuando no mercado desde 2004, a Spaço Vascular alia tradição e uma busca constante pela inovação e pela qualidade, sempre com foco na saúde.
Já são mais de 10.000 pacientes tratados, o que torna a clínica uma referência no mercado nacional. Inclusive, a Spaço Vascular realiza cursos anuais sobre o assunto para médicos, com orientação de professores da Universidade de São Paulo (USP).
Voltando ao Ecodoppler venoso, o exame é considerado imprescindível para o tratamento das varizes, de acordo com os profissionais da Spaço Vascular, já que o mapeamento é parte essencial do processo — afinal, é nesta etapa que as veias doentes são encontradas. Porém, nem todas as clínicas atuam dessa forma.
O Ecodoppler é utilizado na Spaço Vascular de forma exclusiva no tratamento de varizes, o que agiliza o processo para os pacientes que desejam ser atendidos mais rapidamente. Assim, não há necessidade de agendar a consulta, ir até a clínica, ter que marcar o exame em outro local, fazer o Ecodoppler e retornar à clínica para ter o diagnóstico. Os exames no equipamento são considerados procedimentos de rotina tanto na sede de São Paulo quanto na do Rio de Janeiro.
Então, conseguiu entender a importância de encontrar um bom médico de varizes e como a utilização do Ecodoppler é essencial no diagnóstico de problemas nas veias e nas artérias?
Com a evolução tecnológica, tornou-se mais fácil detectar doenças e identificar a melhor forma de tratamento para cada caso. Por que se submeter a uma cirurgia desnecessariamente, quando um tratamento minimamente invasivo, após o diagnóstico feito por exames de imagem e entrevista médica de alta qualidade, pode resolver?
Para saber mais sobre o nosso trabalho, entre em contato com a gente!

Assine nossa newsletter!

Quer ficar por dentro das melhores dicas e conteúdos do blog?

Rolar para cima